12º Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato” traz 50 apresentações de 34 espetáculos

Proporcionar o acesso pleno e democrático às artes cênicas, por meio de apresentações teatrais de alta qualidade artística a um custo baixo de ingresso, fomentar a pesquisa acerca da produção teatral para crianças e contribuir para a formação de futuras plateias. Essa é a proposta do Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato” que, em 2016, chega a sua 12ª edição, e será realizado de 10 a 19 de janeiro, na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo.

Neste ano, 29 companhias nacionais e um grupo internacional, da Argentina, participam da programação. Durante os 10 dias do evento, serão 50 apresentações, de 34 espetáculos, sendo 22 para o público infantil e 12 direcionados para jovens e adultos, que acontecerão no Teatro Municipal Paulo Moura, no Teatro Fábrica de Sonhos, no Plaza Avenida Shopping, e Espaços Públicos e Alternativos da cidade.

O Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato” é realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos e Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac – Programa de Ação Cultural, com a parceria da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP e do Plaza Avenida Shopping.

Para esta edição do evento, ao todo foram recebidas 126 inscrições de espetáculos para crianças e também adultos. A escolha das produções para compor a grade foi realizada pela curadoria do evento composta por Eduardo Catanozi e Guido Caratori, atores e diretores teatrais da cidade. “O Festival este ano irá trazer espetáculos diferentes das edições anteriores, com linguagens contemporâneas e inovadoras, além dos tradicionais espetáculos, de gosto popular”, ressalta Drica Sanches, coordenadora do Festival.

Entre os destaques, estão “A Menina da Cabeça de Bola”, da Cia.Teatro da Neura, de Suzano/SP, baseado na história em quadrinhos, homônoma, do ilustrador Horn, e The Ratos (ou o Camarim da Fama Encardida), da Cia. Variante, de São Paulo, que trazem ao palco o teatro experimental para crianças.

As histórias tradicionais da literatura infantil mundial também estarão presentes na programação com a Cia. Burucutu, de Itanhaém, São Paulo, que faz uma releitura de dois grandes clássicos e apresenta “Rapunzel, uma História pra Mais de Metro” e “Cinderela e o Pé Inchado”.

A programação ainda tem apresentações que trazem a temática do circo, o musical “Baú De Histórias, um Musical Infantil”, da Cia. Capim Rosa Chá, de Salvador, o teatro percurso com o Ação Brincante com “O Mímico Andarilho”, da Companhia Milongas Sentimentais de Teatro Popular, de São José dos Campos, a cultura popular brasileira no espetáculo “Exemplos de Bastião”, do Grupo Mamulengo Sem Fronteiras – Taguatinga, Distrito Federal, entre outras.

A Bilheteria

Os ingressos antecipados podem ser adquirido na bilheteria do Festival que fica na sede da Cia Fábrica dos Sonhos, localizada na Avenida José Munia, 4775, no Plaza Avenida Shopping, Piso 1. Nos dias dos espetáculos, havendo disponibilidade, os ingressos estarão disponíveis, uma hora antes, no local das apresentações.

Mantendo o caráter popular e de acesso democrático ao teatro a todas as camadas da população, os ingressos para as apresentações irão custar R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada).  Mais informações acesse www.festivaldejaneiro.com.br

Deixe uma resposta