13º Festival de Janeiro abre inscrições para atividades formativas

A 13ª edição do Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato” abre, a partir desta terça-feira (17/1), as inscrições para as atividades formativas dentro da programação. Voltadas para artistas, estudantes e interessados em artes cênicas, serão realizadas cinco atividades, com o objetivo de propiciar o compartilhamento de pesquisas e de linguagens propostas por cada companhia. Os interessados poderão se inscrever pelo e-mail atendimento@ciafabricadesonhos.art.br ou pelo telefone (17) 3355-0282.

Cada atividade possui 15 vagas disponíveis – exceto uma, com 40 vagas – e a seleção será feita por ordem de inscrição. Participam das atividades formativas os integrantes dos grupos rio-pretenses Cia. O Que Será de Nós?! e Varanda Produções Teatrais, e dos paulistanos Cia. Palhaços Solitários, Cia. Truks e Coletivo Os Cêis. Todas as atividades serão realizadas no Espaço Cultural Cia. Fábrica de Sonhos.

Para fomentar as discussões acerca da produção teatral para crianças e colaborar para o desenvolvimento de novas linguagens cênicas, a programação das atividades formativas também conta com o ciclo de debates, que será realizado pelo jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto.

Abertos ao público em geral, os debates serão realizados no dia posterior de cada apresentação, no Espaço Cultural Cia. Fábrica de Sonhos, sempre às 10 horas (sobre os espetáculos apresentados às 17 horas do dia anterior), às 11 horas (sobre aqueles apresentados às 15 horas do dia anterior) e às 12 horas (sobre aqueles apresentados às 20 horas do dia anterior).

A 13ª edição do Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato” é apresentada pelo Ministério da Cultura, com parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e realização da Cia. Fábrica de Sonhos e Governo Federal.

Programação das Atividades Formativas

Introdução a Mímica Clássica e Acrobacias Circenses

Cia. Palhaços Solitários (São Paulo/SP)

21/01 – 14 às 18h

Duração: 4 horas

Público Alvo: Artistas, estudantes e interessados em geral

Faixa Etária: Acima de 15 anos

Limite: 15 vagas

Sinopse

Serão abordados fundamentos básicos da mímica clássica e acrobacias circenses, a partir de exercícios e jogos teatrais adaptados de forma a entender melhor essas linguagens de um ponto de vista técnico e prático.

 

Vivência em Palhaçaria

Cia. O Que Será de Nós?! (São José do Rio Preto/SP)
23/01
– 14h às 18h

Duração: 4 horas

Público Alvo: Artistas, estudantes e interessados em geral

Faixa Etária: Acima de 16 anos

Limite: 15 vagas

 

Adondedormem - Cia. O Que Será de Nós_foto Alessandro Poeta (4)   Sinopse

Trabalhar com a arte da palhaçaria é permitir se expor, despir-se de suas    limitações sociais e se divertir com suas características mais íntimas,      expondo-as para causar o riso. Esta atividade é um exercício de  reconhecimento, pois irá instigar os participantes a descobrirem o palhaço  que já habita em cada um. No campo físico, construindo o corpo-palhaço, e  no campo psíquico, encontrando sua lógica de ação e reação, tudo de modo  prático e prazeroso, pois o palhaço tem prazer em tudo que faz.

 

 

A Exploração de Materiais Inusitados No Teatro Para Crianças

Cia. Truks (São Paulo/SP)

25/01 – 14h às 16h

Duração: 2 horas
Público Alvo:
Artistas, estudantes e interessados em geral
Faixa Etária: Acima de 14 anos

Limite: 40 vagas

 

Expedição Pacífico - Cia. Truks_foto Alberto Rocha (2)Sinopse

A Cia Truks vem, desde 2012, montando espetáculos a partir da investigação de materiais inusitados. Foi assim em Sonhatório (2012), quando o grupo trabalhou com objetos de cozinha, em Construtório (2014), quando explorou as ferramentas de uma obra, e em Acampatório (2015), quando investigou a possibilidade de trabalhar em cena com objetos usados em um acampamento. Agora, em Expedição Pacífico, o grupo faz um espetáculo inteiro utilizando-se apenas de sacolas plásticas e pedaços de lonas velhas. Os espetáculos de desenvolvem a partir do jogo cênico dos atores com estes objetos que, ora ganham suma importância simbólica nos roteiros, ora são transformados em personagens com vida. Durante o workshop, os atores Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas falarão dos processos de trabalho que geraram estas peças, bem como irão convidar os participantes a experimentarem o uso criativo e simbólico de objetos em cena.

 

Luta Cênica

Coletivo Os Cêis (São Paulo/SP)

27/01 – 14h às 18h

Duração: 4 horas

Público Alvo: Artistas, estudantes e interessados em geral

Faixa Etária: Acima de 15 anos

Limite: 15 vagas

 

Sinopse

Nessa oficina serão abordados fundamentos básicos de lutas cênicas realistas usadas no teatro e no cinema, seguindo os estilos Briga de Rua e Kung-Fu. Também serão trabalhadas as claques, golpes e sequências de luta cômicos tradicionais dos palhaços de circo e famosos nas cenas de Chaplin, Buster Keaton, Os Três Patetas, entre outros.

 

 

Teatro de Máscaras – Compartilhamento do Processo de Montagem “A Bruxa Pinga Salomenga Pum”

Varanda Produções Teatrais (São José do Rio Preto/SP)

29/01 – 14 às 16h

Duração: 2 horas

Publico alvo: Artistas, estudantes e interessados em geral

Faixa Etária: Acima de 14 anos

Limite: 15 vagas

 

A Bruxa Pinga Salomena Pum - Varanda Produções Teatrais_foto Divulgação (1) Sinopse

A Varanda Produções Teatrais propõe compartilhar os exercícios  utilizados no processo de montagem do espetáculo de máscaras “A bruxa  Pinga Salomenga Pum”. A atividade abordará os exercícios utilizados  para construção da dramaturgia, tópicos de máscara neutra e preparação  corporal para máscaras.

 

 

Serviço:

Inscrição Atividades Formativas 13º Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato”
Data: a partir do dia 17 de janeiro
Local: pelo e-mail (atendimento@ciafabricadesonhos.art.br) ou pelo telefone (17) 3355-0282

Deixe uma resposta