Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato” traz a arte do teatro de bonecos ao palco

"Exemplo de Bastião"

“Exemplo de Bastião”, Mamulengo Sem Fronteiras de Taguatinga/DF

Nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, o público da 12ª edição do Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato” terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da tradicional arte do teatro de bonecos com o espetáculo “Exemplo de Bastião”, do grupo Mamulengo sem Fronteiras, de Taguatinga/DF.

Formado desde 1996, o a companhia Mamulengo sem Fronteiras recebeu, no ano passado, o título de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No Festival, o grupo  traz um espetáculo, baseado na literatura de cordel, que conta a história de um palhaço de Folia de Reis que se mete em grandes confusões com sua burrinha e seus amigos. Durante as cenas, a música surge como um elemento condutor entrelaçando um curioso enredo. A apresentação de “Exemplo de Bastião” acontece às 15h, no Teatro Fábrica de Sonhos, no Plaza Avenida Shopping.

Como parte das atividades formativas, as crianças, a partir de 4 anos, poderão se divertir na Oficina de Brincadeiras de Rua que acontece das 10h às 11h30, no Plaza Avenida Shopping, no Piso Térreo – Expansão. Na oficina, o participante irá vivenciar brincadeiras clássicas de rua como “Roda Cotia”, cirandas, construir por meio de utensílios como garrafas pet e argolas o Vai-e-Vem, um brinquedo que faz parte da infância de várias gerações, entre outras atividades.

Ainda na programação desta quinta-feira, os Cantadores de Contos, de São Paulo, fazem duas sessões do espetáculo “Brinquedo de Destrinchar Palavras” que narra as lembranças de dois irmãos que no fundo do quintal de sua casa tinham como o maior divertimento o “Brinquedo de Destrinchar palavras”. As apresentações acontecem às 16h e às 20h, no Teatro Paulo Moura.

Às 21h, encerrando o quinto dia do Festival, o DramanaTrama Cia Teatral, traz ao palco do Teatro Fábrica de Sonhos o espetáculo “Mnemonia – Um Poeta e Suas Inquietações” que fala sobre o processo criativo de um artista, das crises e busca pela inspiração em cena. A indicação etária desse espetáculo é 12 anos.

O Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato” é realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos e Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac – Programa de Ação Cultural, com a parceria da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP e do Plaza Avenida Shopping.

Os ingressos para conferir a programação, podem ser adquiridos antecipadamente na bilheteria do Festival que fica na sede da Cia Fábrica dos Sonhos, localizada na Avenida José Munia, 4775, no Plaza Avenida Shopping, Piso 1. Nos dias dos espetáculos, havendo disponibilidade, os ingressos estarão disponíveis, uma hora antes, no local das apresentações.

Mantendo o caráter popular e de acesso democrático ao teatro a todas as camadas da população, os ingressos para as apresentações irão custar R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Para saber mais informações sobre a programação acesse o site www.festivaldejaneiro.com.br e curta a fanpage “Ciafabrica.desonhos”.

Deixe uma resposta