Grupo paulistano retrata o fim do mundo de maneira divertida

Fim - Grupo Esparrama_foto Sissy Eiko_sitejpg

O espetáculo “Fim?”, do Grupo Esparrama, de São Paulo (SP) é um dos destaques na programação desta segunda-feira (23/1), na 13ª edição do Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato”. A peça, que será apresentada às 20 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura, leva o público para uma passagem pelo fim do mundo de forma bem divertida e convida as crianças para um recomeço.

Na trama, em um cenário de destruição, duas baratas festejam o fim do mundo, pois acreditam que, agora, o mundo é apenas delas. Ao descobrir que dois palhaços muito atrapalhados também sobreviveram, elas começam a executar planos mirabolantes para que eles entendam que o mundo sem eles – os seres humanos – é bem melhor.

“Fim?” é um espetáculo que permite o olhar sobre o fim do mundo por diversas perspectivas – pela falta de diálogo, pela ausência de afetos, pelo desrespeito ao meio ambiente, pela falta de empatia, entre outras -, instigando o público a buscar uma convivência mais afetuosa.

Veludinho - Cia. Livre de Teatro_foto Claudia OlherMais cedo, às 15 horas, o Teatro Paulo Moura recebe o espetáculo “Veludinho”, da Cia. Livre de Teatro, de São José do Rio Preto (SP). Baseada no livro homônimo de Martha Pannunzio, a peça conta a história de Eduardo, um menino que sonhava em ter uma espingarda, mas, ao acertar um pássaro, tenta se redimir tentando salvar a vida do animal de todas as maneiras.

A encenação acontece fora do contexto da atualidade, remetendo o público a uma cultura diferente, resgatando brincadeiras antigas e cantigas de roda. O espetáculo também busca passar a mensagem de preservar o meio ambiente, obediência aos pais, dizer não à violência e principalmente o respeito pelos animais.

Os ingressos para as duas apresentações estão disponíveis nos pontos de venda da Play Ingressos – na bilheteria física, localizada no piso 1 do Plaza Avenida Shopping, e on-line, pelo site www.playingressos.com.br. Os valores são R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), porém, todos pagam meia-entrada se adquirirem os ingressos até uma hora antes do início de cada apresentação.

 

Atividades Formativas

Dando sequência ao ciclo de debates, o jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto realiza um bate-papo sobre as montagens da Cia. Fábrica de Sonhos, “O Leão e o Ratinho”, e “Libel”, às 11 horas e às 12 horas, respectivamente, no Espaço Cultural Cia. Fábrica de Sonhos. A atividade é aberta ao público.

Em seguida, às 14 horas, a companhia rio-pretense O Que Será de Nós?! ministra a atividade formativa “Vivência em Palhaçaria”. Com duração de 4 horas, serão realizados exercícios para identificar o palhaço que habita em cada um dos participantes, construindo um corpo-palhaço e encontrando a lógica na ação e reação.

A 13ª edição do Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato” é apresentada pelo Ministério da Cultura, com parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e realização da Cia. Fábrica de Sonhos e Governo Federal.

Serviço
13º Festival “Em Janeiro Teatro pra Criança é o Maior Barato”
Dia 23 de janeiro

Debate: “O Leão e o Ratinho” – Cia. Fábrica de Sonhos (São José do Rio Preto/SP)
Horário: 11h
Local: Espaço Cultural Cia. Fábrica de Sonhos – Avenida José Munia, 4775, Luc L32 – Jardim Redentor  (Plaza Avenida Shopping – Piso 3)

Debate: “Libel” – Cia. Fábrica de Sonhos (São José do Rio Preto/SP)
Horário: 12h
Local: Espaço Cultural Cia. Fábrica de Sonhos – Avenida José Munia, 4775, Luc L32 – Jardim Redentor  (Plaza Avenida Shopping – Piso 3)

Atividade Formativa: Vivência em Palhaçaria – Cia. O Que Será de Nós?!  (São José do Rio Preto/SP)
Horário:
das 14h às 18h
Local: Espaço Cultural Cia. Fábrica de Sonhos – Avenida José Munia, 4775, Luc L32 – Jardim Redentor  (Plaza Avenida Shopping – Piso 3)

Espetáculo: “Veludinho” – Cia. Livre de Teatro (São José do Rio Preto/SP)
Horário: 15h
Local: Teatro Municipal Paulo Moura – Avenida Duque de Caxias , s/nº – Jardim Seixas (Swift)

Espetáculo: “Fim?” – Grupo Esparrama (São Paulo/SP)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Paulo Moura – Avenida Duque de Caxias , s/nº – Jardim Seixas (Swift)

Deixe uma resposta